top of page

A importância de um objetivo!


O que é um objetivo? A forma mais simplificada de definir é "aquilo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação". Partindo desse princípio um objetivo carece de ações. Então quais ações você tem tomado em prol do seu objetivo?

Talvez tenha realizado ações, mas sem grandes resultados. Se este é o seu caso espero sinceramente que esse texto lhe ajude!

Vamos entender melhor a definição proposta para objetivo. Quando você realiza uma ação tem o seu objetivo em mente... correto? Se sua ação não levou em conta seu objetivo de forma clara, já temos aí o primeiro problema. Por isso sempre tenha em mente uma definição específica do que pretende alcançar.

Outro ponto de atenção é o planejamento. Se quiser aumentar suas chances de atingir seu objetivo então um dos melhores caminhos é aumentar a quantidade de ações. Porém se essas ações não forem planejadas os resultados podem ser negativos. Liste todas as ações possíveis e as coloque em uma sequência lógica. Servirá como seu painel de metas para realização do seu objetivo.

A melhor ferramenta para um bom planejamento é o conhecimento. Invista seu tempo em adquirir o maior número de informações antes de definir suas metas, assim diminuirá os riscos. Também busque melhorar as habilidades necessárias para entender e completar essas metas.

Ok, já tem uma definição mais clara do seu objetivo, buscou o conhecimento necessário para melhorar suas habilidades e organizar suas metas... e agora?

Agora vem o mais importante, já que sem isso de nada adianta todo o resto. Qual sua motivação?


Sem algo que realmente te motive vai ser difícil cumprir as metas, por mais que estejam bem planejadas e melhores que sejam suas habilidades. Consegue levantar mais cedo da cama sem acreditar que isso lhe trará um benefício palpável?

A forma mais simples de conseguir uma boa motivação é ter um bom objetivo. Voltamos ao início e, não por acaso, o título deste texto: é muito importante você realmente acreditar em seu objetivo!

Caso tenha objetivos desconectados com as suas crenças o caminho para atingi-los será mais longo. Portanto você terá que rever aquilo que acredita ou definir um objetivo de acordo com aquilo que acredita.

Um exemplo clássico de objetivo desconectado com a crença da maioria é o "quero ser rico".

Primeiro porque é um objetivo vago. O que é ser rico? É possuir muito dinheiro? Muito tem significado diverso, o que é muito para alguns pode ser pouco para outros. Dinheiro é apenas uma ferramenta de troca, você não come ou veste dinheiro.

Segundo porque vai de encontro a umas das crenças limitadoras mais difundidas, que contamina a maioria de nós: ser rico é errado.

Aprendemos isso em livros, revistas, filmes e, principalmente, na maioria das religiões. O verdadeiro herói é o pobre. Com certeza aquele que tem menos recursos e ainda assim atinge grandes objetivos merece nossa admiração! Só precisamos ter cuidado com generalizações sobre o que é riqueza e o que é errado.

Minha dica para o problema do "quero ser rico" é evitar algo tão vazio de sentido. Se seu objetivo é prover conforto para você e seus entes queridos, busque entender bem que conforto seria esse, destacando os pontos negativos e positivos.

Por exemplo: uma mansão demanda maior tempo e recursos para mantê-la, além de que se for para ser ocupada por poucas pessoas envolverá desperdício e distanciamento daqueles que ama. Uma Ferrari pode torná-lo alvo de bandidos, envolve manutenção e seguro exorbitantes, podendo dar mais dor de cabeça do que trazer benefícios.

É como a fábula do gênio da lâmpada: precisamos ter muito cuidado com o que pedimos, pois podem nos dar exatamente o que desejamos!

Quer entender como isso funciona? Simplesmente o universo conspira com seus pensamentos, portanto se são vagos o seu desejo será atendido de forma vaga. Um exemplo: se na maior parte dos dias de uma semana você reclama do seu emprego o universo poderá solucionar o seu problema providenciando para que seja demitido. Por isso indico que tenha maior controle sobre o que deseja.

Com relação às crenças limitadoras entenda a realidade por trás das definições superficiais. A riqueza é em si um mal ou na verdade o poder que ela possibilita desperta o que há de pior dentro de nós mesmos?

Aproveito para compartilhar minha opinião sobre riqueza. Para mim riqueza é tudo aquilo que enriquece nossa vida, nos dá prazer e conforto, por isso coloco no meu baú do tesouro minha família, amigos e a saúde que disponho para atingir meus objetivos. Com relação aos recursos materiais entendo que são muito bem vindos! Só tomo o cuidado de percebê-los como uma responsabilidade ao invés de somente um benefício. Se tenho maior quantidade de recursos financeiros do que a maioria também tenho mais responsabilidades sociais do que a maioria.

Dentro deste conceito riqueza passa a ser apenas uma ferramenta como qualquer outra, podendo ser bem ou mal utilizada. Uma faca pode ajudar no preparo e no consumo de uma deliciosa refeição ou ser utilizada para ferir a si mesmo ou outra pessoa.

Faça uma análise de tudo o que é importante para você e lembre-se de destacar aquilo que já possui. Família é importante para você? Amigos? Saúde? Você já possui isso? Posso garantir que existem pessoas agora, com contas bancárias impressionantes, desejando ao menos um desses três.

Depois desta compreensão mais profunda do que já possui de riqueza analise melhor os seus objetivos e como conquistar cada um deles. Especifique realmente o que quer e o que isto agregará de positivo em sua vida e na vida dos outros, para não correr o risco de investir seu tempo e esforço em algo vago, que poderá trazer frustração ao invés de alegrias.

Alguns passam uma vida em busca de um bom objetivo sem descobri-lo. Outros nem sequer se dão conta que nunca tiveram realmente um objetivo.

Quando conseguir definir objetivos específicos, ligados a valores maiores nos quais realmente acredita, perceberá que será mais fácil conquistá-los!

Dê este primeiro passo, mesmo que a tarefa pareça ser difícil e a jornada pareça ser longa. Melhor estar um passo mais perto de algo importante, que viver uma vida inteira sem chegar a lugar algum.

Espero ter ajudado a refletir sobre alguns pontos na busca do seu objetivo!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page